domingo, 3 de abril de 2011

Uma mensagem para a ABE-L



Caros ABELianos,

Para que os estatisticos possam realmente surfar nesta maravilhosa onda em que "statistics is now the sexiest subject around” e' necessario que adaptemos e mudemos muito a grade curricular dos cursos de graduacao e pos-graduacao (e a valorizacao de areas de pesquisa e publicacoes que hoje nao sao muito consideradas na avaliacao pelos pares). E uma das areas muito necessitadas e' computacao.

Parece que finalmente convenci dois colegas meus, Marcelo e Marcos, a criarem um curso de
computacao para estatisticos. O curso deve ensinar a mexer com grandes bancos de dados
(fundamental em qualquer empresa hoje em dia) e ensinar a fazer um pequeno software com
interface grafica para o usuario. Assim, o aluno podera' ficar capacitado a construir solucoes
proprias para problemas dentro de empresas. Oxala os alunos percebam a importancia
desse curso optativo e se matriculem e facam ate o final. Oxala' o sinape passe a ter sessoes
e apresentacoes com este carater. Oxala' parte dos estatisticos jovens dediquem-se com afinco
a estas areas de pesquisa (visualizacao de GB de dados, tecnicas de machine learning), etc.

Como esta tendencia ja foi iniciada nos melhores departamentos dos EUA e como os estatisticos
jovens de la possuem este tipo de mentalidade, a gente deve ver estas mudancas ocorrerem por aqui
tambem no futuro.

Um excelente texto e' o artigo do The American Statistician de Deborah Nolan e Duncan Temple Lang: Computing in the Statistics Curricula em http://www.stat.berkeley.edu/~statcur/Preprints/ComputingCurric3.pdf ou em http://pubs.amstat.org/doi/pdf/10.1198/tast.2010.09132

Veja tambem este workshop liderado por estes autores, com muito material disponivel para download:
Workshop: Integrating Computing into the Statistics Curricula http://www.stat.berkeley.edu/~statcur/Workshop2/

Uma dificuldade para a implementacao desta ideia e' a falta de familiaridade da maioria dos estatisticos que sao os professores atuais com estas tecnicas, eu incluso. Mas eu acredito firmemente que devemos ensinar aos alunos (memso que tenhamos de aprender com eles) o que eles vao precisar dentro de 20 anos e nao o que foi sexy ha' 20 anos atras.

Renato


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